Os Equipamentos de proteção individual ou EPI são comuns de serem vistos em ambientes de fábrica e de trabalho. O equipamento de proteção individual deve ser usado pelos trabalhadores para minimizar a exposição a diferentes tipos de riscos ocupacionais.
Alguns exemplos de EPI incluem proteção contra quedas, aventais, luvas, jaquetas de segurança, proteção para os pés, olhos e cabeça. O uso de EPI é apenas um elemento em um programa completo de segurança que emprega diferentes tipos de estratégias para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e seguro. A proteção total ou permanente não é garantida pelo EPI, pois o perigo não é eliminado por si só.
A seguir estão alguns dos equipamentos básicos que são amplamente usados por pessoas associadas a várias profissões.
Tipos de EPIs
1. Vestuário de segurança
No que diz respeito à segurança ocupacional, o vestuário desempenha um papel fundamental em quase todas as profissões. Os profissionais que trabalham em ambientes de trabalho perigosos usam roupas com proteção contra sujeira, produtos químicos e uma série de outros perigos. Um macacão é um bom exemplo de roupa de proteção que protege o corpo de um trabalhador de substâncias perigosas como óleo, água, sujeira, faíscas de soldagem, etc.
Os macacões são utilizados em uma série de indústrias, incluindo soldagem, construção, química e serviços residenciais. Por exemplo, macacões nomex ou resistentes ao fogo são projetados para proteção contra altas temperaturas. Roupas de alta visibilidade, roupas para o clima, casacos e parkas são alguns dos tipos comuns de roupas de segurança ocupacional.
2. Capacete
A cabeça é uma parte sensível do corpo humano. Lesões na cabeça são a principal razão por trás das mortes ocupacionais. O capacete é um equipamento de segurança comum usado para proteger a cabeça da queda de objetos. Os trabalhadores da construção não conseguem pensar em trabalhar com segurança sem usar capacetes duráveis.
3. Calçados de segurança
Trabalhadores de diferentes profissões usam calçados de segurança há séculos. As botas com biqueira de aço são itens comumente usados, por sua capacidade de resistir a choques fortes e outros ferimentos em potencial.
4. Óculos e Protetores Faciais
No corpo humano os olhos são a parte mais sensível, mesmo um objeto minúsculo pode ferir gravemente nossos olhos. Algumas profissões exigem boa proteção ocular, como óculos, protetores faciais e viseiras.
Embora os equipamentos de proteção ocular variem de acordo com a ocupação, a segurança oferecida é generalizada. Os olhos podem ser protegidos contra soldagem, poeira, respingos e outros perigos com os óculos de segurança. Os protetores faciais podem ser usados sobre os óculos padrão para proteção contra riscos de sangue, impacto e produtos químicos.
5. Protetores Auriculares e Abafadores de Ruídos
Com a ajuda de protetores auriculares, a extensão dos danos à audição pode ser reduzida significativamente, aumentando assim a segurança auditiva. A exposição ao ruído de alto nível causa perda irreversível da audição e prejuízo com estresse psicológico ou físico.
- Respiradores
Com a máscara respiratória fica simples proteger o trabalhador da respiração dos contaminantes do ar poluído, preservando assim o trato respiratório e a saúde do coração. Existem dois tipos principais de respiradores. O tipo um funciona através da filtragem de gases, produtos químicos e partículas transportadas pelo ar, através do ar respirado pelos trabalhadores. O processo de filtração seria ativo ou passivo. Respiradores de partículas ou máscaras de gás são os principais exemplos desses tipos de respiradores. O tipo dois auxilia na proteção dos usuários, oferecendo ar limpo e respirável por qualquer outra fonte. Este tipo também inclui aparelhos respiratórios autônomos e respiradores.
Aqui na Central Utily você encontra diversos tipos de Equipamentos de Proteção Individual, para executar o seu trabalho de forma protegida e segura. Não perca tempo e compre agora o seu!