Aumenta o número de Pets nos lares durante a pandemia
De acordo com pesquisa realizada pela Comac (Comissão de Animais de Companhia), o número de animais de estimação nas residências brasileiras aumentou cerca de 30% durante a pandemia do novo coronavírus.
A pesquisa denominada Radar Pet 2021 trouxe outro dado importante de notar. Em 23% dos casos, essas pessoas estão adotando cães ou gatos pela primeira vez. O veterinário coordenador do Comac, Leonardo Brandão, acredita que esse crescimento pode ser explicado pelo período doloroso e incerto do ano passado.
O estudo traça o perfil das pessoas que mais adotaram cães: são pessoas que moram sozinhas, principalmente no sul do país. Casais sem filhos da região norte preferem gatos. Eles ocupam mais espaço nos lares, geralmente 37% das pessoas já tiveram um gato.
Uma boa notícia, de acordo com Leonardo Brandão, é que a porta de entrada para fazer novos amigos é por meio da adoção. Mas tenha em mente antes de adotar um animal, que além de amor e carinho, você deve ter cuidado e assumir responsabilidades.
Destaques da pesquisa da Comac
Aumento nas compras online e no tempo com os pets
Os principais destaques nas mudanças de consumo e comportamento, são as compras online e a vontade de curtir mais a companhia dos pets. Cerca de 74% das pessoas fizeram mais compras por meio de plataformas digitais, e a maioria das pessoas planeja manter esse hábito após a pandemia.
Maior cuidado com a saúde
A pesquisa também mostrou que os tutores passaram a cuidar melhor dos animais, visitando mais o veterinário, prevenindo ou vacinando. Os respondentes do estudo fizeram uma boa avaliação das consultas à domicílio e das compras online de produtos e medicamentos específicos para seus animais de estimação.
Fortalecimento dos laços com os animais
Segundo a pesquisa, o percentual de responsáveis que tratam os animais como filhos ou familiares teve um aumento, indicando que esse período também está relacionado ao fortalecimento do vínculo entre as pessoas que permaneceram com os seus animais. O percentual de pessoas que tratam os animais apenas como animais de estimação também diminuiu.
Digitalização do setor veterinário
Além do aumento das consultas online, os médicos veterinários também aumentaram sua presença nas redes sociais, comunicando-se com os clientes em pelo menos duas redes sociais. Outro ponto interessante é comprar remédios online. Anteriormente, as compras concentravam-se principalmente em alimentos para animais e materiais auxiliares. Mas a digitalização de pet shops e lojas de departamento criou confiança para a comercialização dos produtos de forma digital.
Busca maior por informações
Os tutores também realizaram muitas pesquisas sobre tópicos como a transmissão da Covid-19 em animais de estimação, leram sobre saúde animal e medicamentos na Internet e assistiram a vídeos e a lives sobre o tema saúde e bem-estar dos pets.
Aumento do abandono
A pesquisa realizada pela Comac ainda avalia que cerca de 10 milhões de animais de estimação foram abandonados durante a pandemia. Dos participantes da pesquisa, cerca de 40% informaram que conhecem alguém que abandonou um pet neste período. Supõe-se que isso tenha ocorrido em detrimento da perda de poder aquisitivo de grande parte da população brasileira.
Cuidados para quem trabalha de Home Office
Se você trabalha de Home Office, ter um Pet pode ser um grande desafio, pois eles querem atenção. Seu gato pode querer sentar-se em sua mesa de trabalho, enquanto seu cão pode cutucar sua perna com a cabeça até que você brinque com eles.
A boa notícia é que existem algumas coisas que você pode fazer para tornar sua vida mais fácil.
Caminhada matinal
Fazer um passeio matinal ou brincar com o seu animal de estimação pela manhã é uma boa opção, já que você não tem um deslocamento diário, então tem um pouco de tempo extra para isso. Essa é uma boa maneira de garantir que você permaneça ativo antes do dia de trabalho e de ajudá-los a se cansar antes de você precisar fazer as coisas.
Fechando a porta
Outro ponto – e pode parecer desagradável – é fechar a porta. Seu pet não vai gostar disso no início. Eles vão chorar, latir e arranhar a porta, porém você terá o silêncio de que precisa para se concentrar. Com o tempo, eles irão entender isso, apenas requer um pouco de treinamento. Garanta que o escritório e o resto da casa estão livres de coisas que possam ser destruídas para chamar sua atenção! Deixe por perto brinquedos e acessórios que irão diverti-los e ocupá-los, enquanto trabalha.
Aqui na Central Utily você encontra diversos produtos para Pets, desde brinquedos à acessórios. Não perca tempo e deixe o seu Pet mais feliz!