Devido a quarentena do COVID-19 em várias cidades do país (e do mundo), muitas pessoas tiveram que abandonar os exercícios diários em clubes, academias, quadras e ao ar livre. Portanto A importância do treino em casa, cada vez mais pessoas estão procurando soluções para fazer exercícios em casa ao invés de se entregar ao sedentarismo.
A importância da atividade física
O exercício regular, mesmo dentro de casa, o impedirá de desenvolver um estilo de vida sedentário. Afinal, você pode não só fortalecer seu corpo, como também desacelerar o aumento da gordura corporal, melhorar sua preparação física, manter o metabolismo do seu corpo em uma velocidade adequada, fortalecer e expandir a massa muscular e ter uma melhor qualidade de sono, o que vai te levar a ter mais energia ao longo do dia e um sistema imunológico mais resistente.
Além disso, desenvolver esse hábito é muito importante para a saúde mental, principalmente durante os períodos de distanciamento social. Isso ocorre porque o exercício ajuda a controlar a ansiedade e o estresse, e até ajuda a prevenir transtornos mentais mais sérios, como depressão e fobias.
Quais cuidados adotar antes de se exercitar
Praticar exercícios em casa exige alguns cuidados importantes, para garantir que as atividades sejam realizadas corretamente, permitindo que seu corpo se adapte adequadamente a essa nova rotina por meio de exercícios regulares. Podem evitar desatenção, preparação insuficiente, lesões e acidentes. Veja quais são esses cuidados:
Alongamento pré-treino
Faça alongamento antes de qualquer exercício, pois isso aumentará a sua flexibilidade e melhorará a circulação sanguínea nos membros superiores e inferiores, reduzindo assim a chance de tensão muscular e lesão.
Hidratação constante
Independente da atividade você faça, prepare uma garrafa de água ou isotônico (se possível). Lembre-se de que, ao se exercitar, você transpira e, portanto, perde minerais que precisam ser repostos.
Alimentação balanceada
Evite alimentos pesados ou refeições regulares (como almoço e jantar) antes de se exercitar. Devido à digestão lenta dos alimentos, isso o tornará indisposto para a prática de exercícios.
Volume de exercícios
Ao praticar uma nova atividade física, é normal sentir-se motivado e se esforçar para obter os melhores resultados nos movimentos e nas repetições. No entanto, é fundamental entender e reconhecer os sinais enviados pelo seu corpo, indicando que você atingiu o limite e que seus músculos precisam descansar para se recuperar.
Roupas leves
Preste atenção nas roupas que você usa durante os treinos. Elas devem ser leves, confortáveis e fáceis de secar a transpiração. Caso contrário, suas atividades serão limitadas, sua flexibilidade será prejudicada e você ainda poderá sentir uma forte sensação de sufocamento devido ao suor ficar preso nelas.
Equipamentos para treinar em casa
Para obter melhores resultados, você pode recorrer a equipamentos para treinar em casa. Esses dispositivos precisam ser leves, portáteis e fáceis de armazenar e manusear. Eles também devem ser universais, permitindo que o mesmo acessório exercite vários grupos musculares para que mais de um tipo de exercício possa ser realizado.
Essas características são básicas, pois em casa precisamos de um pequeno número de acessórios compactos, que permitam treinar todos os grupos musculares, assim como em uma academia. A seguir listamos acessórios para a prática de treinos em casa de baixo custo.
1. Corda
Pular corda é um exercício simples que tem muitos benefícios em exercícios aeróbicos ou treinamento muscular. Além de promover a resistência cardiorrespiratória, o treinamento também ajuda a tonificar os músculos, queimar gordura e melhorar a agilidade.
2. Mini Band
A mini band é leve, prática, portátil e fácil de guardar e transportar. É um acessório completo para os treinos em casa, pois possibilita fortalecer todos os grupos musculares. Também são indicadas para ioga, exercícios funcionais e de reabilitação, pilates e apoio em diversos esportes como futebol, vôlei, basquete e lutas.
3. Bola de Pilates
A bola de pilates (ou bola suíça) é um acessório que ajuda o corpo a se recuperar, fortalecer e ter equilíbrio. Os movimentos realizados com ele são fáceis de fazer e têm baixo impacto, por isso é recomendado por profissionais para alunos que também desejam se exercitar em casa.
4. Tapete para exercícios
É um acessório multifuncional indispensável para o treino em casa, pois ajuda a proteger a coluna e os joelhos e pode ser usado para ioga, alongamento, relaxamento, abdominais e exercícios de perna e quadril.
5. Elástico extensor
Outro acessório portátil que pode exercitar vários grupos musculares sem afetá-los. O elástico extensor é usado para exercitar resistência, flexibilidade e coordenação motora.
6. Caneleiras
Caneleiras são acessórios tradicionais em academias, e também para treinos em casa, usadas para fortalecer as pernas e os glúteos.
7. Halteres
Embora você possa usar utensílios domésticos para levantar pesos, invista em halteres de peso médio para exercícios da parte superior do corpo, como bíceps, tríceps, ombros e costas.
8. Hand Grip
Hand Grip é um equipamento que serve para ajudar a fortalecer e exercitar as mãos, dedos, punhos e antebraços. É um excelente acessórios para sua academia em casa.
Aqui na Central Utily você encontra diversos tipos de equipamentos para treinos em casa, garantindo melhores resultados, comodidade e praticidade. Não perca tempo e adquira agora o seu!